English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Mario Feres e Guca Domenico: O Bom Romance.



Conheci o Mario através do meu parceiro Paulo Estevão, o primeiro guitarrista do Língua de Trapo. Eu estava começando a gravar meu primeiro disco solo, 1990. Tinha um projeto de retomar o trabalho com Paulo, nos falamos ao telefone e ele disse que viria para São Paulo com um amigo de Marília. Era o Mario. Perguntei que instrumento o tal amigo tocava e Paulo falou: --- Todos - e bem!
Ele chegou tímido, com ares de fã, conhecia minhas músicas, cantou algumas. Logo estabelecemos amizade e a relação mudou. Nada de fã, vamos ser amigos - pedi.
O projeto do disco a três não vingou porque Paulo sofreu um acidente e cortou gravemente a mão. Havíamos gravado três músicas, eu no violão, Mario no baixo e Paulo na guitarra. Prossegui o disco sozinho totalmente despojado, violão e voz. A única música que tinha instrumento elétrico foi "Vovô na janela": Mario tocando baixo.

Nessas idas e vindas para São Paulo, fizemos duas parcerias, letras minhas, músicas do Mario. Uma delas chama-se "Enciclopédia", a outra não me lembro o nome. Estão gravadas numa fita K-7 (faz tempo, né?). Quando nos reencontramos, muitos anos depois, num sarau na Casa das Rosas, falei pro Mario que tínhamos essas músicas. Ele não lembrava e fiquei de levar a fita para ele recordar. Tinha uma harmonia meio torta. Depois do sarau fomos para uma pizzaria e ele me pediu para mandar uma letra.
Escrevi "O bom romance". Mario fez uma melodia maravilhosa. Lembro que comentei que precisamos juntar nós dois para virar meio Jobim. A música é realmente um primor e foi incluída no show que ele e Vânia faziam. Ouvi duas vezes, no Sesc Ribeirão Preto e no Sesc Ipiranga. Uma grande alegria.


Mario Feres e Guca Domenico participaram do Sarau da Chama Poética, no Museu da Língua Portuguesa, em dezembro de 2008, em homenagem a Noel Rosa.

Nossa participação foi distinta. Eu de violão e voz, Mario e Vânia. No final, cantamos juntos "As pastorinhas", de Noel e Braguinha.
Nossa última parceria chama-se "Perfume de pensamento".
--- Você está escrevendo em alto nível, comentou o Mario ao receber a letra. --- Estou me contorcendo para musicar. O resultado foi, mais uma vez, maravilhoso.
Muito zeloso, Mario criou uma melodia incrível, mais uma vez Jobiniana, e achou um caminho melódico que não encaixou totalmente a letra. Ligou, do Rio, pedindo autorização para acrescentar algumas palavras, com respeito e sem querer ferir minha vaidade. Disse que ele tinha toda liberdade e não se intimidasse. Foram três ou quatro palavras, nada que alterasse abruptamente. Suave, como se diz. Ficou indescritivelmente linda.
No meio de dezembro de 2010 estive no Rio e fui visitá-lo. Temperatura alta. Mario me recebeu sem camisa, ventilador a toda.
--- Parceiro, fiz uma gravaçãozinha. Vê se tá bom - ele sugeriu.
Estava, claro.
Só havia um senão e era culpa minha. No refrão da música, escrevi "sua dor é casa íntima/nada de visitinha".
Aquele calor carioca, minha língua de trapo não aguentou e mandei:
---É, Mario. Maior suador... Brinquei com o cacófato que minha letra produziu.
--- Nossa! É mesmo... Mario se tocou.
A partir dali não dava mais para ouvir sem lembrar disso.
Eu refiz a letra, troquei o você por tu e ele ficou de arrumar, gravar "tua dor".
Fizemos uma grife, só músicas lindas. Culpa do Mario, meu parceirinho querido, aquele menino que veio de Marília para me conhecer há muito tempo atrás.
Perfume de pensamento

Um comentário:

  1. Esta parceria do Mário com o Guca estava caminhando maravilhosamente bem !!!!!
    As duas músicas que vc postou no Blog, Zé, são duas pérolas da sensibilidade musical do Mário e duas poesias lindas do Guca , no seu lado mais romântico .

    Paulinha

    ResponderExcluir